Edição
DADOS GERAIS
Curso
WORKSHOP DE CRIATIVIDADE APLICADA À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Data Início
17-12-2018
Data Fim
18-12-2018
Horas
14
Horas presenciais
14
Horas e-learning
0
Área Estratégica
Descrição do horário
9h30 -13h00/14h00 -17h30
Objetivos
. Conhecer as principais fases do desenvolvimento de um processo criativo; . Aplicar algumas das principais técnicas de criatividade aplicadas à identificação, resolução de problemas, tomada de decisão e geração de soluções; . Conjugar uma abordagem criativa à identificação e resolução de problemas, com as características dos colaboradores envolvidos; . Planear as atividades necessárias e respetivos recursos para operacionalizar a resolução do problema; . Implementar e rentabilizar as soluções criativas.
Programa
1. A criatividade como motor da atividade humana 2. A construção criativa como um processo estruturado 2.1 Vantagens em utilizar abordagens criativas em contexto organizacional 2.2 A criatividade e a motivação - a equipa com elevado nível de desempenho 3. Como dar espaço à criatividade na empresa? 3.1 Criatividade e inovação 3.2 Inovação incremental e inovação divergente 3.3 Abrir caminhos de criatividade na organização 3.4 Empowerment dos participantes em processos criativos 3.5 Otimizar o processo e vencer resistências 4. Liderar e potenciar dinâmicas de criatividade em grupo: 4.1 O espaço, o tempo e as pessoas 4.2 Como "desformatar" para conseguir verdadeiros processos criativos 4.3 Desformatar e destruturar para criar – da confusão para a ideia 4.4 Icebreakers e Enigmas 4.5 Criar e utilizar as questões e estímulos certos 4.6 Exercícios de criatividade dirigida 4.7 Jogo “Folha Livre” 5. Análise e identificação de problemas e oportunidades – Abordagens criativas – 5.1 Benchmarking de atributo 5.2 Questão Milagre 5.3 Jogo do não 5.4 Advogado do Diabo 5.5 Abordagem em T 5.6 Guided Mind Mapping/ Rede de atributos 5.7 Técnica das 9 Janelas 5.8 Técnica do relógio humano 6. Do problema à Oportunidade 6.1 Potenciar o contributo da equipa 6.2 Difundir e promover as soluções inovadoras na organização 7. Gerar soluções e respostas não presentes à partida – Mais ferramentas e técnicas 7.1 Criatividade aplicada à identificação de oportunidades, resolução de problemas e à tomada de decisões 7.2 Incentivar a criatividade individual dos colaboradores 7.3 Técnicas e possíveis instrumentos 7.4 Variantes de Focus Group 7.5 Brainstorming e brainwriting 7.6 Brainstorming e Focus Group em “Charrette” 7.7 Story Telling 8. Análise e aperfeiçoamento das soluções criativas desenvolvidas – 8.1 Da geração de ideias à escolha 8.2 Como convergir para a melhor opção? 8.3 Quando determinar um período de incubação? 8.4 Sessões de análise e aperfeiçoamento dos conteúdos de ideação 8.5 Técnicas de análise e elaboração sobre o pensamento do grupo – . Equipa de Ataque e Equipa de Defesa . Advogado do Diabo . Categorização . Matrizes em L . Técnica SCAMPER . Pareto . Análise swot – variante . Escolha inversa 9. Teste das soluções escolhidas 9.1 Teste de conceito e prototipagem; Cenários; teste de produto; ensaio, Lotes de amostra; Teste Piloto; simulação/roleplay; contributo do utilizador/cliente; Marketing e Market Research – Entrevistas individuais e de grupo – Análise qualitativa 9.2 A criatividade como aliada do desempenho organizacional desejado 10. Como implementar e rentabilizar as soluções criativas? - transformar a solução em inovação.
Preço
140,00 €
Avaliação
Sem Avaliação
Destinatários
Dirigentes intermédios
Trabalhadores da carreira geral de assistente técnico
Trabalhadores do setor privado detentores de habilitação de nível superior
Trabalhadores do setor privado detentores de habilitação de nível secundário
Trabalhadores da carreira geral de técnico superior
Pré-Requisitos
Esta lista está vazia
Enquadramento legal do curso
<vazio>
Unidades de crédito
<vazio>
FORMADORES
vazio
FotoNomeApresentação
MIGUEL VAZ PEREIRA SYDER FREIRE
LOCAL
Local de formação
INA - Algés
Morada
Alameda Hermano Patrone
Localidade
Algés
ESCLARECIMENTOS / SUGESTÕES
Esclarecimento / sugestão
E-mail