Edição
DADOS GERAIS
Curso
WORKSHOP DE CRIATIVIDADE APLICADA À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Data Início
18-10-2018
Data Fim
19-10-2018
Horas
14
Horas presenciais
14
Horas e-learning
0
Área Estratégica
Descrição do horário
9h30 -13h00/14h00 -17h30
Objetivos
. Conhecer as principais fases do desenvolvimento de um processo criativo; . Aplicar algumas das principais técnicas de criatividade aplicadas à identificação, resolução de problemas, tomada de decisão e geração de soluções; . Conjugar uma abordagem criativa à identificação e resolução de problemas, com as características dos colaboradores envolvidos; . Planear as atividades necessárias e respetivos recursos para operacionalizar a resolução do problema; . Implementar e rentabilizar as soluções criativas.
Programa
1. A criatividade como motor da atividade humana 2. A construção criativa como um processo estruturado 2.1 Vantagens em utilizar abordagens criativas em contexto organizacional 2.2 A criatividade e a motivação - a equipa com elevado nível de desempenho 3. Como dar espaço à criatividade na empresa? 3.1 Criatividade e inovação 3.2 Inovação incremental e inovação divergente 3.3 Abrir caminhos de criatividade na organização 3.4 Empowerment dos participantes em processos criativos 3.5 Otimizar o processo e vencer resistências 4. Liderar e potenciar dinâmicas de criatividade em grupo: 4.1 O espaço, o tempo e as pessoas 4.2 Como "desformatar" para conseguir verdadeiros processos criativos 4.3 Desformatar e destruturar para criar – da confusão para a ideia 4.4 Icebreakers e Enigmas 4.5 Criar e utilizar as questões e estímulos certos 4.6 Exercícios de criatividade dirigida 4.7 Jogo “Folha Livre” 5. Análise e identificação de problemas e oportunidades – Abordagens criativas – 5.1 Benchmarking de atributo 5.2 Questão Milagre 5.3 Jogo do não 5.4 Advogado do Diabo 5.5 Abordagem em T 5.6 Guided Mind Mapping/ Rede de atributos 5.7 Técnica das 9 Janelas 5.8 Técnica do relógio humano 6. Do problema à Oportunidade 6.1 Potenciar o contributo da equipa 6.2 Difundir e promover as soluções inovadoras na organização 7. Gerar soluções e respostas não presentes à partida – Mais ferramentas e técnicas 7.1 Criatividade aplicada à identificação de oportunidades, resolução de problemas e à tomada de decisões 7.2 Incentivar a criatividade individual dos colaboradores 7.3 Técnicas e possíveis instrumentos 7.4 Variantes de Focus Group 7.5 Brainstorming e brainwriting 7.6 Brainstorming e Focus Group em “Charrette” 7.7 Story Telling 8. Análise e aperfeiçoamento das soluções criativas desenvolvidas – 8.1 Da geração de ideias à escolha 8.2 Como convergir para a melhor opção? 8.3 Quando determinar um período de incubação? 8.4 Sessões de análise e aperfeiçoamento dos conteúdos de ideação 8.5 Técnicas de análise e elaboração sobre o pensamento do grupo – . Equipa de Ataque e Equipa de Defesa . Advogado do Diabo . Categorização . Matrizes em L . Técnica SCAMPER . Pareto . Análise swot – variante . Escolha inversa 9. Teste das soluções escolhidas 9.1 Teste de conceito e prototipagem; Cenários; teste de produto; ensaio, Lotes de amostra; Teste Piloto; simulação/roleplay; contributo do utilizador/cliente; Marketing e Market Research – Entrevistas individuais e de grupo – Análise qualitativa 9.2 A criatividade como aliada do desempenho organizacional desejado 10. Como implementar e rentabilizar as soluções criativas? - transformar a solução em inovação.
Preço
140,00 €
Avaliação
Sem Avaliação
Destinatários
Dirigentes
Trabalhadores do setor privado detentores de habilitação de nível superior
Trabalhadores do setor privado detentores de habilitação de nível secundário
Técnicos Superiores
Pré-Requisitos
Esta lista está vazia
Enquadramento legal do curso
<vazio>
Unidades de crédito
<vazio>
FORMADORES
vazio
FotoNomeApresentação
MIGUEL VAZ PEREIRA SYDER FREIRE
LOCAL
Local de formação
INA - Algés
Morada
Alameda Hermano Patrone
Localidade
Algés
ESCLARECIMENTOS / SUGESTÕES
Esclarecimento / sugestão
E-mail