Edição
DADOS GERAIS
Curso
INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA: DESENHO DE SERVIÇOS
Data Início
12-11-2018
Data Fim
22-11-2018
Horas
18
Horas presenciais
14
Horas e-learning
4
Área Estratégica
Descrição do horário
09.30h/13.00h - 14.00h/17.30h
Objetivos
Introdução à metodologia LabX: investigar; conceber; experimentar; Aprender de forma prática os princípios orientadores do desenho de serviços: (Investigar) Aplicar métodos e técnicas para descobrir as necessidades e comportamentos das pessoas (cidadãos e funcionários), mapear sua jornada na experiência do serviço e todos os pontos-de-contacto e momentos (service blueprint). (Investigar) Analisar evidências e identificar padrões nas interações (humanas, digitais e físicas) dos utilizadores com o serviço. (Conceber) Desenhar interações, ao longo do tempo, para criar uma experiência de serviço que responda às necessidades identificadas. (Conceber) Aplicar métodos e técnicas do design thinking para gerar ideias e selecionar quais as mais adequadas para resolver o(s) problema(s) identificado(s) (Experimentar) Tornar as ideias tangíveis, desenvolvendo protótipos, de baixa e alta resolução, para testar e validar,junto dos cidadãos, as potenciais soluções para os serviços. (Experimentar) Desenvolver modelos de negócio e service blueprints que não só permitam implementação sustentada da solução (protótipo) validada, mas que também asseguram criação de valor e reconhecimento para o serviço público desenhado. Fomentar o desenvolvimento da confiança e da capacidade criativa ao nível individual e coletivo das equipas. Identificar as atitudes e competências necessárias para resolver problemas de forma experiencial no sector público. Utilizar o desenho de serviço como prática inovadora para transformação organizacional.
Programa
Sessão I (7 horas) 1. Pontapé de saída: expectativas para o dia / formação de grupos 2. Introdução metodológica ao Design de Serviços enquadrado nos projetos em que o LabX está envolvido [LabX assegura o início da sessão] 3. INVESTIGAÇÃO - Resolver o problema correto 4. CONCEPÇÃO - Resolver o problema corretamente 5. Inspiração 6. Ferramentas avançadas para geração de hipóteses e soluções 7. Apresentação dos objetivos e canais para o acompanhamento até o Dia 2 8. Feedback; Reflexão e Perguntas & Respostas Acompanhamento online (4 horas) O facilitador irá dar acompanhamento remoto e personalizado a cada um dos grupos com a duração máxima de 1h por grupo, para esclarecer quaisquer dúvidas que tenham quanto às tarefas que foram distribuídas. Sessão II (7 horas) 1. Pontapé de saída: expectativas para o dia 2. CONCEPÇÃO - Resolver o problema corretamente (cont.) 3. Matriz de avaliação/seleção e agrupamento de ideias: 4. Introdução ao esquema (blueprint) de serviços: 5. EXPERIMENTAÇÃO - Resolver o problema corretamente 6. Prototipagem: seleção de um momento do serviço para prototipar (de preferência um momento que seja novo, que responda a grandes questões e que represente um grande risco) 6.1 Criação de protótipos de baixa resolução (provas de conceito) 6.2 Testar protótipo com outro grupo de trabalho e recolher feedback 6.3 Iteração final do protótipo 7. Desenvolvimento do modelo para apresentação dos projetos: 8. Apresentação final ao júri (deve ter elementos convidados afetos ao âmbito do problema que se está a resolver. Por exemplo: transportes públicos OU ter um colega do LabX para comentar os protótipos e encerrar a sessão 9. Feedback; Reflexão e Perguntas & Respostas 10. Check out.
Preço
180,00 €
Avaliação
Sem Avaliação
Destinatários
Dirigentes
Técnicos Superiores
Pré-Requisitos
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Enquadramento legal do curso
Curso de formação profissional integrado no Programa de Desenvolvimento de Competências de Inovação do Sistema de Incentivos à Inovação na Gestão Pública (SIIGeP), estabelecido pela Portaria n.º 186/2017, de 27 de junho. As ferramentas e processo de design têm provado ser bastante adequadas na entrega de valor para o cidadão (o utilizador final) através de serviços públicos que respondam às suas necessidades e expectativas, fazendo um uso eficiente dos recursos disponíveis no sector. A fim de perceber de que forma as dimensões do serviço afectam o cidadão, este é colocado no centro do processo. É a partir desse ponto de partida, focado no que os cidadãos realmente precisam, que se criam novos serviços, ou otimizam e melhoram serviços existentes. O processo de design permite não só compreender os cidadãos, mas também desenhar experiências adequadas às suas realidades, concebendo diferentes pontos de contato (on-line e off-line), eliminando as barreiras de utilização e evitando esforços desnecessários, com o objetivo de fornecer a melhor experiência de serviço público possível, em todos os canais, em todas as dimensões, em todos os momentos. O módulo Desenho de Serviços é uma oficina prática e enérgica, com a duração de dois dias, onde os participantes irão conhecer e praticar o processo de design como modelo operacional para impulsionar a inovação e eficiência da experiência de serviços públicos. Durante esta sessão prática, os participantes aprenderão os fundamentos da inovação de serviços, seguindo a abordagem atualmente aplicada pelo LabX - Laboratório de Experimentação da Administração Pública. Assim, terão um primeiro contato com as várias fases desta metodologia inovadora, desde descobrir a área do problema, identificar oportunidades para melhorar a experiência do serviço e, ainda, conceber protótipos para os testar.
Unidades de crédito
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FORMADORES
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FotoNomeApresentação
CARMEN DOLORES DA SILVA RODRIGUES DE ALMEIDA20 anos de experiência na concepção, desenvolvimento e coordenação de projetos de formação e consultoria de RH em diferentes sectores de negócio, como (...)
SUSANA BRANCOTem mais de 10 anos de experiência em inovação centrada no utilizador e Customer Experience Design. Formada em Design Industrial e Mestre em Design Fu (...)
LOCAL
Local de formação
INA - Algés
Morada
Alameda Hermano Patrone
Localidade
Algés
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