Edição
DADOS GERAIS
Curso
PLANO PARA A IGUALDADE ENTRE MULHERES E HOMENS
Data Início
09-03-2021
Data Fim
12-03-2021
Horas
14
Horas presenciais
0
Horas e-learning
14
Área Estratégica
Descrição do horário
14 horas síncronas, 09h30 /13h00 - dias 9,10,11 e 12 março
Objetivos
1. Conhecer os principais instrumentos normativos e políticos em matéria dos direitos humanos das mulheres e das raparigas e da igualdade entre mulheres e homens; 2. Reconhecer a invisibilidade das mulheres e das raparigas nos discursos e o impacto dessa invisibilidade nas suas vidas; 3. Compreender o enquadramento concetual operativo sobre a igualdade entre mulheres e homens; 4. Compreender os planos para a igualdade entre mulheres e homens como instrumento de mainstreaming da igualdade entre mulheres e homens nas mais variadas áreas de ação política, central e local; 5. Conhecer e relacionar as várias fases de um plano para a igualdade entre mulheres e homens: diagnóstico, desenho, implementação, monitorização e avaliação.
Programa
1. Enquadramento dos direitos das mulheres e da igualdade entre mulheres e homens: normatividade jurídica, principais instrumentos e estruturas de referências – ONU, CoE, UE e Portugal. 2. Igualdade entre mulheres e homens: olhar e ver a realidade: - (des)igualdade nas condições de vida de mulheres e os homens; - Das palavras aos conceitos e à sua utilização. 3. Estratégias para a mudança organizacional e para a transformação social. 4. Plano para a igualdade entre mulheres e homens: o que é; as várias fases de um plano para a igualdade entre mulheres e homens: - Conhecer o ponto de partida: diagnóstico; - Construir o plano para a igualdade: objetivos estratégicos, medidas, ações, orçamento e indicadores; - Colocar o plano em práticas: principais desafios e estratégias; - Acompanhar a implementação do plano: monitorização; - Avaliar.
Preço
140,00 €
Avaliação
Sem Avaliação
Destinatários
Trabalhadores de carreiras especiais
Trabalhadores da carreira geral de técnico superior
Dirigentes em cargos de direção intermédia
Dirigentes em cargos de direção superior
Trabalhadores da carreira geral de assistente técnico
Pré-Requisitos
Sem pré-requisito
Enquadramento legal do curso
Não tem enquadramento legal específico
Unidades de crédito
Não confere unidades de crédito
FORMADORES
vazio
FotoNomeApresentação
ALEXANDRA SOFIA DE MOURA TEIXEIRA DA SILVAAlexandra Silva, ativista e investigadora na área dos direitos humanos das mulheres e da violência contra as mulheres; formadora em igualdade entre mu (...)
LOCAL
Local de formação
Formação à Distância / ZOOM - Sala 5
Morada
<vazio>
Localidade
<vazio>
ESCLARECIMENTOS / SUGESTÕES
Esclarecimento / sugestão
E-mail