Edição
DADOS GERAIS
Curso
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
Data Início
15-11-2018
Data Fim
16-11-2018
Horas
14
Horas presenciais
14
Horas e-learning
0
Área Estratégica
Descrição do horário
09.30h/13.00h - 14.00h/17.30h
Objetivos
- Compreender os principais conceitos relacionados com as TIC: computadores, dispositivos e software. - Iniciar/desligar um computador. - Trabalhar no ambiente de trabalho do computador usando ícones e janelas. - Ajustar as principais configurações do sistema operativo, usando os recursos de ajuda internos. - Criar um documento simples para impressão. - Conhecer os principais conceitos de gestão de arquivos para organização de arquivos e pastas de maneira eficiente. - Entender os principais conceitos de armazenamento, utilizando o software utilitário para compactação e extração de arquivos grandes. - Compreender os conceitos de rede e as opções de conexão a uma rede. - Fazer backup de dados para proteção dos dados e dos dispositivos contra malware. - Reconhecer considerações relacionadas às TIC e ao meio ambiente, acessibilidade e integridade do usuário.
Programa
1. Computadores e dispositivos 1.1 Tecnologias da Informação e Comunicação 1.1.1 Diferenciar hardware, Software, Sistemas operativos e Aplicativos 1.2 Hardware 1.2.1 Distinguir os periféricos e principais funções 1.2.2 Utilizar o rato 1.2.3 Distinguir as principais funções das teclas de um teclado 1.3 Software e Licenciamento 1.4 Periféricos de output 1.5 Dispositivos móveis 1.5.1 Tipos de dispositivos 1.5.2 Funções básicas 2. Desktop, Ícones, Configurações 2.1 Desktops e ícones 2.2 Explorador do sistema operativo 2.3 Ferramentas e Configurações 2.3.1 Ferramentas de armazenamento de informação 2.3.2 Ferramentas de recuperação da informação 3. Outputs 3.1 Principais aplicativos de produtividade (processamento de texto, folha de cálculo, apresentação, email) 3.2 Aplicativos de imagem/som/vídeo 4. Gestão de Documentos 4.1 Criar arquivos e pastas 4.2 Organizar Arquivos e Pastas 4.3 Armazenamento e Compressão 5. Internet 5.1 Conceitos de Rede 5.1.1 A intranet e a internet 5.2 Acesso à rede 6. Segurança e Bem-Estar 6.1 Proteger Dados e Dispositivos 6.1.1 Principais tipos de ameaças de segurança na WEB (malware, vírus, spyware e outros) 6.1.2 Estados de proteção de um dispositivo 6.1.3 Proteção de dispositivos e conteúdos digitais 7. Saúde e Bem-Estar 7.1 Principais riscos para a saúde decorrentes da utilização das tecnologias digitais (e.g. visão e postura) 7.2 Comportamentos de risco associados à utilização de tecnologias digitais 7.3 Ergonomia 7.4 Principais cuidados com a saúde na utilização de tecnologias digitais 8. Proteção do meio ambiente e TIC 8.1 Impactos ambientais decorrentes das tecnologias digitais e da sua utilização 8.2 Principais cuidados ambientais relacionados com a utilização das tecnologias digitais (e.g. redução de impressão, consumo de energia) 8.3 Práticas de redução, reutilização, recuperação e reciclagem de dispositivos tecnológicos
Preço
140,00 €
Avaliação
Sem Avaliação
Destinatários
Trabalhadores da AP que pretendam adquirir e/ou desenvolver competências de TIC
Pré-Requisitos
Esta lista está vazia
Enquadramento legal do curso
No âmbito da medida 3.8 do INCoDe.2030 - Qualificação Digital dos Trabalhadores em Funções Públicas, a Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas – INA, enquanto entidade co-coordenadora, está a desenvolver um conjunto de ações para concretizar o projeto Infoexclusão Zero por forma a promover a inclusão digital de todos os trabalhadores da AP Central. Com o programa de Reforço e Melhoria da Oferta Formativa na Área de Competências Digitais, é assim dado enfoque á disponibilização de formação para que os trabalhadores da AP Central, possam vir a desenvolver as suas competências na área digital.
Unidades de crédito
<vazio>
FORMADORES
vazio
Esta lista está vazia
LOCAL
Local de formação
INA - Algés
Morada
Alameda Hermano Patrone
Localidade
Algés
ESCLARECIMENTOS / SUGESTÕES
Esclarecimento / sugestão
E-mail