Edição
DADOS GERAIS
Curso
GESTÃO DE PROJETOS DE INOVAÇÃO
Data Início
27-10-2020
Data Fim
02-11-2020
Horas
14
Horas presenciais
0
Horas e-learning
14
Área Estratégica
Descrição do horário
Período da manhã, variável entre as 9h30 e as 13h00
Objetivos
• O conceito de projeto e as referências internacionais de gestão de projetos. • A gestão de projetos em teletrabalho. • A criação e gestão do projeto ao longo do ciclo de vida. • Metodologias e técnicas de planeamento de projetos e o impacto da definição dos objetivos. • Sistemas de monitorização, controlo e avaliação dos projetos.
Programa
1. Introdução à Gestão de Projetos 1.1. O que são projetos e qual a razão de ser da gestão de projetos? 1.2. Porque falham os projetos? 1.3. Metodologias, modelos e normas internacionais de gestão de projetos. 2. Gestão de Projetos em teletrabalho 2.1. Como a dispersão geográfica e o regime de teletrabalho pode impactar nos projetos? 2.2. Como podemos tornar a dispersão geográfica e o regime de teletrabalho num aliado? 2.3. Quais as ferramentas que nos podem ajudar? 2.4. Quais os cuidados de segurança a ter? 3. Início do Projeto de Inovação 3.1. Construção do business case e definição de um projeto de inovação. 3.2. Clarificação de objetivos e critérios de sucesso. 3.3. A importância da prototipagem e experimentação na clarificação da necessidade. 3.4. .Identificação das partes interessadas e definição da estrutura de governação do projeto. 3.5. Modelo Cynefin e definição da metodologia a seguir. 4. Planeamento do Projeto 4.1. Âmbito do projeto e a sua decomposição na Work Breakdown Struture (WBS). 4.2. Estimativas de duração, de custo e definição do plano do projeto. 4.3. Gestão de risco em sede de projeto e a sua influência no plano de um projeto de inovação. O plano de gestão de riscos. 4.4. Como conciliar o Código dos Contratos Públicos (CCP) com os constrangimentos do plano do projeto. O plano de aquisições. 4.5 O plano de gestão da mudança, as partes interessadas e a comunicação no projeto. 4.6. Construção do plano final de projeto focado nos seus objetivos primordiais. 5. Execução e Controlo do Projeto 5.1. Registo e controlo de execução. 5.2. Controlo do âmbito e alterações ao plano. 5.3. Avaliação e acompanhamento do desempenho do projeto de inovação. 5.4. Produção de relatórios de acompanhamento e controlo. 6. Conclusão do Projeto 6.1. Verificação e aceitação por parte do cliente. O documento de aceitação do projeto. 6.2. Reunião de encerramento do projeto. 6.3. Avaliação e acompanhamento do desempenho do projeto de inovação. 6.4. Produção de relatórios de acompanhamento e controlo. 7. Transferência do Conhecimento e das Lições Aprendidas para Projetos Futuros
Preço
140,00 €
Avaliação
Com Avaliação
Destinatários
Trabalhadores de carreiras especiais
Trabalhadores da carreira geral de técnico superior
Dirigentes em cargos de direção intermédia
Dirigentes em cargos de direção superior
Pré-Requisitos
Esta lista está vazia
Enquadramento legal do curso
<vazio>
Unidades de crédito
Não confere unidades de crédito.
FORMADORES
vazio
FotoNomeApresentação
PEDRO JOÃO DIONISIO DA ENGRÁCIAPedro Engrácia é Diretor de Planeamento Estratégico e Controlo de Gestão e também Diretor dos Serviços Partilhados PMO da eSPap . Possui um MBA em Ges (...)
LOCAL
Local de formação
Centro de Formação INA - Formação à Distância
Morada
<vazio>
Localidade
<vazio>
ESCLARECIMENTOS / SUGESTÕES
Esclarecimento / sugestão
E-mail