Edição
DADOS GERAIS
Curso
ORÇAMENTOS SENSÍVEIS AO GÉNERO
Data Início
09-07-2021
Data Fim
16-07-2021
Horas
21
Horas presenciais
0
Horas e-learning
21
Área Estratégica
Descrição do horário
21H Síncronas / de 9 a 16 de julho / 14h00-17h30
Objetivos
1. Conhecer o enquadramento concetual operativo sobre a igualdade entre mulheres e homens; 2. Conhecer os principais compromissos do Estado português ao nível internacional, europeu e nacional relacionados com orçamentos sensíveis ao género; 3. Compreender os orçamentos sensíveis ao género como instrumento do mainstreaming de género na área das finanças públicas; 4. Relacionar dados e indicadores estatísticos desagregados por sexo com metodologias de definição, implementação, acompanhamento e avaliação de medidas de política; 5. Identificar estratégias promotoras da igualdade entre mulheres e homens e compreender como implementá-las a nível setorial, nomeadamente no que respeita à sua expressão orçamental; 6. Aplicar orçamentação sensível ao género num estudo de caso.
Programa
1. Igualdade entre mulheres e homens e orçamentos sensíveis ao género: objetivos, conceitos e instrumentos; 2. Compromissos do Estado Português relacionados com orçamentos sensíveis ao género, ao nível internacional, europeu e nacional; 3. Estatísticas desagregadas por sexo e indicadores de género enquanto ferramentas fundamentais para a definição, acompanhamento e implementação de políticas promotoras da igualdade entre mulheres e homens. 4. Estratégias promotoras da igualdade entre mulheres e homens: mainstreaming de género, orçamentos sensíveis ao género e ações positivas. 5. Estudo de caso.
Preço
210,00 €
Avaliação
Sem Avaliação
Destinatários
Trabalhadores de carreiras especiais
Trabalhadores da carreira geral de técnico superior
Dirigentes em cargos de direção intermédia
Dirigentes em cargos de direção superior
Pré-Requisitos
Sem pré-requisito
Enquadramento legal do curso
Não tem enquadramento legar específico
Unidades de crédito
Não confere unidades de crédito
FORMADORES
vazio
FotoNomeApresentação
ANA SOFIA FERNANDESAna Sofia Fernandes é Vice-Presidente do Lobby Europeu das Mulheres, Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e Conselheira n (...)
LOCAL
Local de formação
Formação à Distância / ZOOM - Sala 5
Morada
<vazio>
Localidade
<vazio>
ESCLARECIMENTOS / SUGESTÕES
Esclarecimento / sugestão
E-mail