Edição
DADOS GERAIS
Curso
CENÁRIOS E POLÍTICA PÚBLICA: PLANEAR EM CONTEXTO DE INCERTEZA
Data Início
22-01-2018
Data Fim
05-02-2018
Horas
24
Horas presenciais
24
Horas e-learning
0
Área Estratégica
Descrição do horário
2ª - 9h00-13h00/14h00-18h00
Objetivos
Enquadrar a tomada de decisão e os processos formais e tácitos de planeamento e gestão através da incorporação de conhecimento metodológico e prático das ferramentas de Prospetiva Estratégica, incluindo Cenários; Renovar competências de modo a melhorar a qualidade e timing da reflexão, inovação e decisão estratégicas; Desenvolver a aptidão para decidir sobre a oportunidade de implementação de processos de Environmental (Horizon) Scanning e Scenario Planning e a capacidade de modelação/customização de processos de acordo com as necessidades das organizações.
Programa
MÓDULO I: SCANNING DO CONTEXTO ORGANIZACIONAL Explorar os princípios distintivos associados às diferentes formas de procurar, organizar e relacionar informação estratégica (i.e. scanning) do ambiente organizacional – Environmental Scanning, Horizon Scanning, Inteligência Competitiva e Inteligência Económica - e respetivos conceitos de base - fontes de scanning (scan sources); eventos emergentes (emerging issues); Tendências; Megatendências; Forças Motrizes; Sinais Fracos (Weak Signals); Wildcards. Apresentar e discutir projetos e iniciativas de Horizon Scanning e Análise de Tendências em organizações públicas e privadas. Simular (parte 1): Horizon Scanning. MÓDULO II: SIMULAÇÃO DE FUTUROS POSSÍVEIS (Scenario Planning) Explorar a incerteza e o papel-chave dos Cenários. Apresentar e analisar diferentes metodologias de cenarização: a proposta da Escola Lógico intuitiva (anglo-saxónica) e a Análise Morfológica (Escola Francesa). Discutir e selecionar Incertezas Cruciais e configurações. Definir estruturas de Cenários. Simular (parte 2): Scenario Planning. MÓDULO III: DOS CENÁRIOS À ESTRATÉGIA – Ganhando Agilidade Estratégica Identificar oportunidades e ameaças, retirar implicações e definir opções estratégicas a partir dos Cenários; Ligar Cenários e Estratégia: desenhar ambientes estratégicos, estimular a resposta a desafios concretos relacionados com processos de mudança ou renovação estratégica, (re)definição de planos e agendas estratégicas, preparar decisões estratégicas consideradas críticas em situações específicas. Simular (parte 3): Implicações e opções estratégicas.
Preço
240,00 €
Avaliação
Com Avaliação
Destinatários
Dirigentes
Pré-Requisitos
Comissões de serviço subsequentes à da conclusão da formação inicial
Exercício atual de funções dirigentes de nível superior; Posse do CAGEP/CADAP
Enquadramento legal do curso
Portaria 146/2011, de 7 de abril, Anexo IV - Regulamento da Formação de Atualização dos Dirigentes de Nível Superior ou Equiparados
Unidades de crédito
Não confere unidades de crédito
FORMADORES
vazio
FotoNomeApresentação
MARGARIDA MONTEIRO DE BARROS BARROSO DE FIGUEIREDO
LOCAL
Local de formação
INA - Algés
Morada
Alameda Hermano Patrone
Localidade
Algés
ESCLARECIMENTOS / SUGESTÕES
Esclarecimento / sugestão
E-mail