Programa
1. Introdução à Gestão de Projetos
1.1. O que são Projetos e qual a razão da Gestão de Projetos?
1.2. Porque falham os Projetos?
1.3. Metodologias e Modelos de Gestão de Projetos
1.4. Normas Internacionais de Gestão de Projeto
2. Inicio do Projeto
2.1. Construção do Business Case e Definição do(s) Projeto(s)
2.2. Construção do Project Charter
2.3. Identificação das partes interessadas e a definição da estrutura de governação do projeto
2.4. Modelo Cynefin e a definição da metodologia a seguir
3. Planeamento do Projeto
3.1. Âmbito do projeto e a sua decomposição na WBS – Work Breakdown Struture
3.2. Estimativas de duração e de custo e a definição do plano do projeto
3.3. Gestão de Risco em sede de projeto e a sua influência no plano do projeto – Plano de Gestão de Riscos
3.4. Como conciliar o CCP com os constrangimentos do plano do projeto – Plano de Aquisições
3.5. Plano de Gestão da Mudança, das Partes Interessadas e da Comunicação no projeto
3.6. Construção do Plano Final de Projeto focado nos objetivos primordiais do projeto
4. Execução e Controlo do Projeto
4.1. Registo e controlo de execução
4.2. Controlo do âmbito e alterações ao plano
4.3. Avaliação e acompanhamento do desempenho do Projeto
4.4. Produção de relatórios de acompanhamento e controlo
5. Conclusão Do Projeto
5.1. Verificação e Aceitação por parte do Cliente – O Documento de Aceitação de Projeto
5.2. Reunião de encerramento de Projeto
5.3. Transferência do conhecimento e das lições apreendidas para projetos futuros
Formação baseada em PM2 - a nova metodologia de Gestão de Projetos da Comissão Europeia.