Edição
DADOS GERAIS
Curso
INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA: CRIATIVIDADE E IDEIAS
Data Início
12-11-2018
Data Fim
15-11-2018
Horas
14
Horas presenciais
14
Horas e-learning
0
Área Estratégica
Descrição do horário
09.30h/13.00h - 14.00h/17.30h
Objetivos
- Aplicar a criatividade a situações diversas; - Gerar ideias, de forma intencional e aplicada; - Desenvolver as ideias ao ponto de as levar à prática; - Comunicar eficazmente; - Trabalhar em equipa de forma colaborativa; - Estabelecer empatia, nomeadamente, com os destinatários das soluções criativas; - Resolver problemas complexos com recurso à criatividade; - Assumir uma cultura de inovação.
Programa
1. A Criatividade; 2. Confiança Criativa; 3. Pilares da criatividade aplicada à inovação: 3.1 Mindset; 3.2 Estrutura; 3.3 Técnicas criativas. 4. O mindset favorável à criatividade e à inovação: growth mindset; 5. O Design Thinking como estrutura criativa para a inovação; 6. Inspiração: 6.1 Empatia – entrevista e observação; 6.2 Benchmarking lateral; 6.3 Reenquadramento do desafio – a descoberta de um novo ângulo de abordagem. 7. Ideação: 7.1 Geração de Ideias – brainstorm e brainwalk 7.2 Desenvolvimento de Conceitos – napkin pitch 7.3 Co-criação 8. Experimentação: 8.1 Prototipagem-rápida 8.2 Teste, para aprender com o feedback e redefinir a solução 9. Síntese
Preço
140,00 €
Avaliação
Sem Avaliação
Destinatários
Técnicos Superiores
Dirigentes em cargos de direção intermédia
Dirigentes em cargos de direção superior
Pré-Requisitos
Esta lista está vazia
Enquadramento legal do curso
Curso de formação profissional integrado no Programa de Desenvolvimento de Competências de Inovação do Sistema de Incentivos à Inovação na Gestão Pública (SIIGeP), estabelecido pela Portaria n.º 186/2017, de 27 de junho. A criatividade, sendo um dos pilares fundamentais da inovação, é uma competência cujo desenvolvimento é essencial. A criatividade aplicada a desafios concretos, sejam eles problemas a resolver ou oportunidades a explorar, é o recurso que permite a geração de ideias que, desenvolvidas ao ponto de se tornarem exequíveis e trabalhadas para que se adequem às necessidades de quem se destina, darão origem a soluções inovadoras e geradoras de valor.
Unidades de crédito
Não confere unidades de crédito.
FORMADORES
vazio
FotoNomeApresentação
TIAGO FILIPE DOS REIS LUISDiplomado em Design Thinking pela Darden School of Business, formação executiva pela Columbia University e pelo Chartered Institute of London e licenc (...)
LOCAL
Local de formação
INA - Lisboa
Morada
Rua Filipe Folque, Nº 44
Localidade
Lisboa
ESCLARECIMENTOS / SUGESTÕES
Esclarecimento / sugestão
E-mail