Edição
DADOS GERAIS
Curso
INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA: DESENHO DE SERVIÇOS
Data Início
05-11-2019
Data Fim
26-11-2019
Horas
36
Horas presenciais
36
Horas e-learning
0
Área Estratégica
Descrição do horário
09h30-13h00/14h00-17h30
Objetivos
- Capacitar os participantes para a compreensão, criação e desenvolvimento do desenho de serviços inovadores; Repensar os serviços públicos com base nas necessidades, motivações e comportamentos de cidadãos e trabalhadores públicos; - Desenvolver a capacidade de aplicar várias ferramentas para descoberta e resolução de problemas associados aos serviços públicos; - Dinamizar projetos de inovação no âmbito dos serviços públicos, através da liderança e facilitação de novas formas de trabalhar adoptadas pelas equipas de projeto.
Programa
Sessão I (7 horas) 1. Pontapé de saída: expectativas para o dia / formação de grupos 2. Introdução metodológica ao Design de Serviços enquadrado nos projetos em que o LabX está envolvido [LabX assegura o início da sessão] 3. INVESTIGAÇÃO - Resolver o problema correto 4. CONCEPÇÃO - Resolver o problema corretamente 5. Inspiração 6. Ferramentas avançadas para geração de hipóteses e soluções 7. Apresentação dos objetivos e canais para o acompanhamento até o Dia 2 8. Feedback; Reflexão e Perguntas & Respostas Acompanhamento online (4 horas) O facilitador irá dar acompanhamento remoto e personalizado a cada um dos grupos com a duração máxima de 1h por grupo, para esclarecer quaisquer dúvidas que tenham quanto às tarefas que foram distribuídas. Sessão II (7 horas) 1. Pontapé de saída: expectativas para o dia 2. CONCEPÇÃO - Resolver o problema corretamente (cont.) 3. Matriz de avaliação/seleção e agrupamento de ideias: 4. Introdução ao esquema (blueprint) de serviços: 5. EXPERIMENTAÇÃO - Resolver o problema corretamente 6. Prototipagem: seleção de um momento do serviço para prototipar (de preferência um momento que seja novo, que responda a grandes questões e que represente um grande risco) 6.1 Criação de protótipos de baixa resolução (provas de conceito) 6.2 Testar protótipo com outro grupo de trabalho e recolher feedback 6.3 Iteração final do protótipo 7. Desenvolvimento do modelo para apresentação dos projetos: 8. Apresentação final ao júri (deve ter elementos convidados afetos ao âmbito do problema que se está a resolver. Por exemplo: transportes públicos OU ter um colega do LabX para comentar os protótipos e encerrar a sessão 9. Feedback; Reflexão e Perguntas & Respostas 10. Check out.
Preço
180,00 €
Avaliação
Sem Avaliação
Destinatários
Técnicos Superiores
Dirigentes em cargos de direção intermédia
Dirigentes em cargos de direção superior
Pré-Requisitos
Esta lista está vazia
Enquadramento legal do curso
Curso de formação profissional integrado no Programa de Desenvolvimento de Competências de Inovação do Sistema de Incentivos à Inovação na Gestão Pública (SIIGeP), estabelecido pela Portaria n.º 186/2017, de 27 de junho. As ferramentas e processo de design têm provado ser bastante adequadas na entrega de valor para o cidadão (o utilizador final) através de serviços públicos que respondam às suas necessidades e expectativas, fazendo um uso eficiente dos recursos disponíveis no sector. A fim de perceber de que forma as dimensões do serviço afectam o cidadão, este é colocado no centro do processo. É a partir desse ponto de partida, focado no que os cidadãos realmente precisam, que se criam novos serviços, ou otimizam e melhoram serviços existentes. O processo de design permite não só compreender os cidadãos, mas também desenhar experiências adequadas às suas realidades, concebendo diferentes pontos de contato (on-line e off-line), eliminando as barreiras de utilização e evitando esforços desnecessários, com o objetivo de fornecer a melhor experiência de serviço público possível, em todos os canais, em todas as dimensões, em todos os momentos. O módulo Desenho de Serviços é uma oficina prática e enérgica, com a duração de dois dias, onde os participantes irão conhecer e praticar o processo de design como modelo operacional para impulsionar a inovação e eficiência da experiência de serviços públicos. Durante esta sessão prática, os participantes aprenderão os fundamentos da inovação de serviços, seguindo a abordagem atualmente aplicada pelo LabX - Laboratório de Experimentação da Administração Pública. Assim, terão um primeiro contato com as várias fases desta metodologia inovadora, desde descobrir a área do problema, identificar oportunidades para melhorar a experiência do serviço e, ainda, conceber protótipos para os testar.
Unidades de crédito
Não confere unidades de crédito.
FORMADORES
vazio
FotoNomeApresentação
SUSANA BRANCOTem mais de 10 anos de experiência em inovação centrada no utilizador e Customer Experience Design. Formada em Design Industrial e Mestre em Design Fu (...)
CARMEN DOLORES DA SILVA RODRIGUES DE ALMEIDA20 anos de experiência na concepção, desenvolvimento e coordenação de projetos de formação e consultoria de RH em diferentes sectores de negócio, como (...)
LOCAL
Local de formação
INA - Algés
Morada
Alameda Hermano Patrone
Localidade
Algés
ESCLARECIMENTOS / SUGESTÕES
Esclarecimento / sugestão
E-mail