Edição
DADOS GERAIS
Curso
ORÇAMENTOS SENSÍVEIS AO GÉNERO
Data Início
31-12-2019
Data Fim
31-12-2019
Horas
14
Horas presenciais
14
Horas e-learning
0
Área Estratégica
Descrição do horário
09h30-13h00/14h00-17h30
Objetivos
Conhecer o enquadramento concetual operativo sobre a igualdade entre mulheres e homens; Conhecer os principais compromissos do Estado português ao nível internacional, europeu e nacional relacionados com orçamentos sensíveis ao género; Compreender os orçamentos sensíveis ao género como instrumento do mainstreaming de género na área das finanças públicas; Relacionar dados e indicadores estatísticos desagregados por sexo com metodologias de definição, implementação, acompanhamento e avaliação de medidas de política; Identificar estratégias promotoras da igualdade entre mulheres e homens e compreender como implementá-las a nível setorial, nomeadamente no que respeita à sua expressão orçamental.
Programa
1. Igualdade entre mulheres e homens e orçamentos sensíveis ao género: objetivos, conceitos e instrumentos. 2. Compromissos do Estado Português relacionados com orçamentos sensíveis ao género, ao nível internacional, europeu e nacional. 3. Estatísticas desagregadas por sexo e indicadores de género enquanto ferramentas fundamentais para a definição, acompanhamento e implementação de políticas promotoras da igualdade entre mulheres e homens. 4. Estratégias promotoras da igualdade entre mulheres e homens: mainstreaming de género, orçamentos sensíveis ao género e ações positivas.
Preço
140,00 €
Avaliação
Sem Avaliação
Destinatários
Trabalhadores da carreira geral de assistente técnico
Trabalhadores da carreira geral de técnico superior
Dirigentes em cargos de direção intermédia
Dirigentes em cargos de direção superior
Pré-Requisitos
Esta lista está vazia
Enquadramento legal do curso
Não te enquadramento legal específico.
Unidades de crédito
Não confere unidades de crédito.
FORMADORES
vazio
FotoNomeApresentação
ANA SOFIA FERNANDESAna Sofia Fernandes é Vice-Presidente do Lobby Europeu das Mulheres, Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e Conselheira n (...)
LINA PAULA DAVID COELHOLina Coelho é professora na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), onde também se doutorou com uma tese acerca das desigualdades eco (...)
LOCAL
Local de formação
INA - Algés
Morada
Alameda Hermano Patrone
Localidade
Algés
ESCLARECIMENTOS / SUGESTÕES
Esclarecimento / sugestão
E-mail