Edição
DADOS GERAIS
Curso
TÉCNICAS DE REDAÇÃO ONLINE: SITES, INTRANET, E-MAIL, NEWSLETTER E REDES SOCIAIS
Data Início
24-05-2022
Data Fim
26-05-2022
Horas
14
Horas presenciais
0
Horas e-learning
14
Área Estratégica
Descrição do horário
Dias 24 e 26 de maio, das 09h30/13h00 e das 14h00/17h30
Objetivos
1. Conhecer e aplicar as regras de redação para um ambiente multimédia e alinhadas com os princípios do Português claro; 2. Aplicar técnicas adequadas para construir conteúdos escritos online com impacto, nos diferentes suportes online (Sites, Intranet, E-mail, Newsletter e Redes Sociais); 3. Gerir e dinamizar a evolução das publicações online da organização.
Programa
1. As especificidades da leitura online 1.1. Conceitos de usabilidade 1.2. O comportamento do cibernauta 1.3. Conceitos de acessibilidade online 2. A produção da informação 2.1. Os princípios da redação eficaz: credibilidade, clareza, concisão e coerência 2.2. A construção da mensagem essencial 3. A estrutura da informação e o hipertexto 3.1. Os diversos tipos de ligação por hipertexto 3.2. Identificar, selecionar e hierarquizar a informação 4. Transformar conteúdos escritos para o suporte papel em conteúdos para ser lidos online 4.1. Os objetivos e os constrangimentos de uma adaptação para a Web 5. Adaptar o conteúdo editorial aos objetivos de comunicação da organização 5.1. Definir o(s) público(s) alvo e caracterizá-lo 5.2. Quais os limites da personalização 6. Escrever para os diferentes suportes online 6.1. Características dos diferente suportes 6.2. Estratégias de conteúdos para os diferentes suportes 7. Os diversos tipos de conteúdos 7.1. Texto; Som; Imagem fixa; Vídeo
Preço
0,00 €
Avaliação
Sem Avaliação
Destinatários
Trabalhadores da carreira geral de técnico superior
Dirigentes em cargos de direção intermédia
Dirigentes em cargos de direção superior
Trabalhadores da carreira geral de assistente técnico
Pré-Requisitos
Pertencer à Administração Pública
Enquadramento legal do curso
Plano de Recuperação e Resiliência. Podem inscrever-se nas formações do INA todos aqueles que exerçam funções públicas independentemente da natureza jurídica do vínculo que possuam com os organismos da Administração Pública (Direta/Indireta/Local/Regional).
Unidades de crédito
Não confere unidades de crédito
FORMADORES
vazio
FotoNomeApresentação
ANA ISABEL PINTO MARTINHOLicenciada em Comunicação Social, pela Universidade da Beira Interior, Mestre em Comunicação Cultura e Tecnologias de Informação, pelo ISCTE-IUL, enco (...)
LOCAL
Local de formação
Formação à Distância / ZOOM - Sala 1
Morada
<vazio>
Localidade
<vazio>
ESCLARECIMENTOS / SUGESTÕES
Esclarecimento / sugestão
E-mail